terça-feira, 20 de dezembro de 2016

LIVRO - O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

O Natal está chegando e, para ser honesta, esse livro já foi lido há algum tempo. Trata-se de mais um exemplar das irmãs Brontë e esse era o que mais tinha expectativa. Para quem não acompanhou, li o livro Jane Eyre da Charlotte Brontë, que não tem resenha aqui no blog e Agnes Grey da Anne Brontë - aqui. A Emily é, na verdade, a irmã que mais sobressaiu, a que foi equiparada à Jane Austen, etc.

Daí que, apesar de todos os livros citados terem virado filme, decerto O Morro dos Ventos Uivantes que, pasmem, nunca assisti, é o mais famoso. Acho o nome lindo, super misterioso! E essa edição que eu comprei é bilingue, ótima para quem quer treinar o inglês, mas também para quem tem paciência, porque é uma linguagem mais rebuscada. 

Bem, vamos à resenha. O Morro dos Ventos Uivantes é um local que abrigava um casarão/palacete em meados do século XIX. Lá vivia uma família próspera: pai, filha, filho e alguns empregados... todos se adoravam, era uma vida tranquila e sossegada. Até que um belo dia, o pai viaja e na volta, traz para casa um menininho órfão, descrito pela autora como se fosse um ciganinho e apenas por tal razão, não criou grande simpatia àqueles que estavam ao ser redor, a não ser à menininha, Catherine. 

O que o pai não imaginava era que esse menininho, que recebeu o nome de Heathcliff, seria a desgraça daquela família, que estava trazendo para o convívio da residência uma maldição, que traria a infelicidade a todos. Heathcliff é o demônio em forma de gente e tudo o que ele consegue é demonstrar maldade, aterrorizar aqueles que o cercam e trazer a infelicidade. Apenas Catherine gosta dele e ele gosta apenas de Catherine. Aí, minha gente, a história vai se desenvolvendo ao redor dessa família e de outros dois irmãos, os Linton, que também acabam se envolvendo com O Morro dos Vendos Uivantes. 

Esses personagens vão crescendo, tendo filhos, vivendo morrendo e muitas coisas vão acontecendo. Mas, a sensação é que você nunca virou a primeira página, porque é desgraça do início ao fim! Todos os personagens sofrem e sofrem e sofrem e quando você acha que não tem mais lugar para tanto sofrimento, eles apenas sofrem mais!!! E os diálogos não têm fim, e são melosos e enfadonhos e os personagens enlouquecem... aff... vou falar, achei difícil concluir a leitura desse livro. Devo dar o crédito às outras irmãs, porque achei os dois primeiros livros bem melhores. Mas, se você gosta de um drama sem fim, recomendo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário