terça-feira, 26 de janeiro de 2016

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 08 - NEUSCHWANSTEIN, OBERAMMERGAU E PALÁCIO DE LINDERHOF

Preparados para zilhões de fotos?
Lukito bem meia boca porque a foto ficou ruim. Blusa Banana Republic e saia F21
aqui eu adicionei esse bolerão que amo horrores e comprei em Munique
Claro que todos os meus dias na Alemanha foram muito incríveis, foi a viagem dos sonhos e não houve qualquer senão que a desabonasse. Mas, esse dia foi particularmente especial porque conheci os Alpes, o castelo que inspirou Walt Disney a pensar na Bela Adormecida e, de quebra, conheci uma cidadezinha super fofa. E vou começar contando a vocês como tudo começou.

Eu sabia que queria visitar Neuschwanstein, o castelo maravilhoso que vocês estão vendo nas fotos abaixo. Sabia que ficava relativamente próximo à Munique, que seria possível um bate e volta, mas que o caminho não era nada tranquilo. Explico. Para chegar até lá, você tem que pegar um trem em Munique que te leve à Füssen. Em Füssen, você tem que pegar um ônibus que te leve até Neuschwanstein, sendo que você tem que contar que tem zilhões de turistas que têm a mesma idéia e que não é garantido que haja um ônibus disponível no exato momento em que você chegar na estação. 

Daí, você tem duas opções: comprar o ingresso do castelo na hora, sem qualquer garantia que, depois de todo esse trampo, ainda terá ticket disponível (quando eu cheguei havia uma fila para comprar o ingresso digna de show!) ou você pode comprá-lo adiantado, pela internet. Só que daí fica aquela coisa: e se eu comprar um ingresso para as 15hs e não conseguir chegar a tempo por causa do transporte???
Linderhof
os jardins em volta do castelo são lindos. Todos inspirados em Versailles
essa parte me lembrou a igreja de Braga, em Portugal
tão bem cuidado!!!
Dito isso, resolvi que não queria passar por esse tipo de perrengue, porque não queria correr o risco de não conseguir ver o castelo, que era o meu maior desejo. Seria muito frustrante e eu não estava disposta a passar por isso. Daí que, contrariando todas os meus ideais de viajante de espírito livre, eu contratei uma excursão que me levasse até o local. 

A empresa escolhida foi a GTA – dá para pesquisar pela internet -, que é super conhecida e idônea. Na data marcada, fui encontrar com o ônibus que me levaria ao passeio. O ônibus era maravilhoso, com ar condicionado, com guia falando e explicando o tempo todo e o melhor: áudio em português durante todo o percurso. No total, o tour envolveu 3 paradas e vou contar cada uma por aqui.
Linderhof
passando mal de lindo!!
oiê!!
tudo tão lindo...
Mas primeiro, vou contar a vocês a história do rei Ludwig, que foi quem construiu os castelos de Linderhof e Neuschwanstein. Bem, o moço assumiu o trono da Baviera aos 18 anos, super novinho, sem muita experiência no assunto e sem o menor dom para a coisa. Ao contrário dos reis da época que governavam com mão de ferro e eram austeros, briguentos e tal, Ludwig era dado às artes, à música, à arquitetura. E o melhor: era uma pessoa sensata, pelo menos no início.

Ele costumava, por exemplo, disfarçar-se de plebeu e visitar as tabernas, para ouvir as reclamações e anseios da população. Não é demais??? Só por isso já me apaixonei por ele. Ele foi um grande entusiasta da ópera na época, foi ele quem financiou as obras de Richard Wagner, por exemplo, e também revolucionou a arquitetura. Muito do que a Alemanha tem hoje, deve ao rei Ludwig.
as paisagens são de tirar o fôlego
eu juro que tirei mais de 30 fotos do caminho!!
Mas, esse lado artístico dele, contraposto à mais completa ausência de tato para lidar com ministros, com a questão das finanças e demais situações burocráticas do governo, tiveram um preço. Quando a Baviera foi anexada pela Prússia – não deixou de ter governo próprio, mas teve de se submeter às vontades daquele governo, incluindo fornecer pessoal e apoio de guerra -, o rei resolveu relaxar de vez e deixar de governar. O resultado foram 3 castelos incríveis e .... a falência do reino. 

No final das contas, ele foi interditado, traído por seus companheiros, destituído do trono e morto pouco tempo depois. Hoje sabe-se que ele sofria muito por ser homossexual, que tinha uma sensibilidade muito incompreendida para a época e que, apesar de suas construções terem causado desconforto nos cofres públicos, estimularam o comércio e a construção civil, salvando muitos moradores locais da situação de pobreza e miséria. E pensando mais adiante, temos que hoje a região recebe milhares de turistas e deve boa parte de sua economia aos feitos do Rei Ludwig. Visionário!!!
casinha maravilhosas de Oberammergau
não é uma graça??
pinturas variadas e muito peculiares
eu fico passada com o cuidado que essas casinhas têm
Contada a história desse rei por quem me apaixonei, passemos aos locais visitados. A primeira parada, já nos Alpes, foi o Palácio de Linderhof, construído pelo nosso amigo. Trata-se de uma construção mais simples, mais modesta, mas não menos bela. Com jardins incríveis e paisagens de tirar o fôlego. O único senão de estar de excursão é que falta um pouco de liberdade e a gente tem horário para tudo, não consegue admirar direito as coisas. Foi o único dos três castelos que o rei viu finalizado e era um local bem querido por ele, que costumava passar dias afastado da corte, só curtindo. Apesar do tamanho diminuto, ele foi inspirado em Versailles e o interior é a coisa mais linda do mundo.
não parece de boneca?
visão geral da cidade. Sim, é tudo isso, rs
mais variações de pinturas
esse é o centrinho comercial
De lá, fomos para uma cidadezinha próxima e muito, mas muito fofa, chamada Oberammergau. Foi tipo um bônus, porque não fazia ideia de que teríamos essa parada. A cidade é minúscula, você consegue facilmente ver tudo em apenas 1 hora, mas é demais!!! Todas as casinhas são desenhadas, têm pinturinhas nas paredes e a maioria funciona como lojinha, com artesanatos locais que são bem gracinha, como passadeiras, enfeites de Natal e outras coisas. 

Segundo nos explicaram, o pessoal que vivia no lugar era muito religioso e um pai prometeu a algum santo – não me forcem a lembrar esses detalhes -, que se seu filho ficasse bom da doença que o acometia, ele pintaria imagens santas na parede. Assim foi, a coisa virou moda e hoje, as casinhas são decoradas com os mais diversos motivos, tendo também bastante das atividades exercidas. A cidade é bem rural, as casinhas têm vaquinhas, galinhas e muitas plantas, super bem cuidadas. É uma graça.
paisagem lá de cima do castelo
vista da estrada
e mais de perto. Fiquei muito orgulhosa dessa foto!
chegando!!!
cheguei!!
Por fim, última parada, Neuschwanstein. Como já estava na hora do almoço, paramos num restaurante – bem meia boca – para comermos. A essas alturas, já havia feito amizade com algumas pessoas da excursão, brasileiros, portugueses, japoneses... adoro ouvir opiniões de pessoas de outros lugares.

E estando tanto tempo viajando sozinha, acho que estava precisando falar a minha língua, rs!! Passado o almoço, vou contar a vocês: não é tão simples assim chegar ao topo do castelo, de onde parte a visita. Você tem que subir uma montanha absurdamente imensa e íngreme. E isso pode ser feito de ônibus, a cavalo ou à pé. Fique de olho porque os transportes têm filas e você tem que checar se vai dar tempo de chegar no castelo no horário agendado – se chegar depois você não entra. Como sou corajosa, fui à pé. Visualizem a cena: estava 35ºC e eu demorei 40 min para chegar ao topo. Cheguei lá em cima nojenta, molhada de suor! Ninguém merece saber disso, mas era a situação.
as paisagens são de tirar o fôlego
lateral
parte interna
outro ângulo
portão
Claro que valeu a pena, o castelo é maravilhoso. Não é permitido tirar fotos de dentro, por isso vocês estão vendo só fotos externas. Mas é demais, vale muito à pena e eu não me arrependi nem um pouco de ter contratado essa excursão. Foi muito legal. Na descida da montanha, tomei uns 2 sorvetes, rs!!! Pegamos o ônibus e voltamos ao centro de Munique.

A cidade estava uma grande confusão porque estavam chegando muitos imigrantes nesse dia e o caos estava estabelecido. Adiei a volta para o hotel com uma passadinha na Kiko Milano, que foi onde eu comprei os produtinhos que vocês têm visto resenha ao longo dos meses. Próxima parada: Munique novamente. Último dia inteiro na cidade, fui visitar o Residenz, o Allianz, o Museu da BMW e fazer algumas coisas diferentes. Aguardem próximo post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário